O Programa Municipal de IST/Aids da Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial de orientação e prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis para o período de Carnaval. O principal objetivo é divulgar a Prevenção Combinada (PEP, PrEP, testes rápidos, entre outros) e estimular o uso de preservativos em todas as relações sexuais.
Durante os quatro dias de Carnaval, os profissionais do programa se misturarão com os foliões em diversos blocos, festejos em Sabaúna e também nas apresentações especiais do Pró-Hiper.
Essa é uma ação muito importante porque promove prevenção em saúde, principalmente entre os mais jovens. “Como ocorre todos os anos, nossa equipe irá trabalhar com informações e entrega de preservativos, sempre de forma muito tranquila e em clima descontraído”, explica a enfermeira Daniela Alves Marins, gerente da UAPS – Unidade de Atenção aos Programas de Saúde, onde funciona o Programa Municipal.
Além da Aids, existem doenças como a sífilis e as hepatites B e C que são transmitidas pelas relações sexuais. Para saber mais, a população pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), um serviço público que oferece testagem para as doenças com orientação multiprofissional e sigilo absoluto. Informações pelo telefone 4738-5876.
Assim se pega:
– Através do esperma, secreção vaginal e sangue infectado
– Uso de agulhas e seringas em grupo (drogas injetáveis)
– A mulher infectada com o vírus pode transmiti-lo para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação
– Nas relações sexuais sem camisinhas, com homem ou mulher infectados
Assim não pega:
– Ter relações sexuais com camisinha
– Abraçar, apertar a mão ou fazer carícias
– Usar copos, talheres, lençóis, travesseiros, roupas, toalhas e sabonetes
– Utilizar vasos sanitários, piscinas ou saunas