PREFEITO DE SUZANO ACOMPANHA LANÇAMENTO DE PROJETO MUSICAL NA ESCOLA ANTÔNIO MARQUES FIGUEIRA

0
136

O prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou nesta quinta-feira (09/02) o lançamento do projeto-piloto que incentiva o aprendizado de instrumentos musicais na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro da cidade. As aulas são oferecidas para quatro turmas do 5º ano e vão beneficiar 140 alunos. A iniciativa, batizada de “Música na Escola”, é inédita e foi intermediada pelo vereador Artur Takayama, com apoio da banda Lira Suzanense. O objetivo é que a primeira apresentação dos estudantes aconteça em abril, mês de aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, que ocorre no dia 2.

Além disso, um dos propósitos é que o projeto seja ampliado, visando beneficiar crianças do 1º e 2º anos com aulas de canto e coral, e do 3º e 4º anos com aulas de dança. Vale ressaltar que o contato direto dos alunos nesta faixa etária com a música contribui para concentração, memória, coordenação motora, socialização e disciplina.

As aulas são ministradas às quartas e quintas-feiras e cada turma realiza as atividades durante o período de uma hora. O primeiro grupo de alunos participa das 7h30 às 8h30, enquanto que o segundo é atendido das 8h45 às 9h45. As duas turmas restantes são acompanhadas no período da tarde: das 13h30 às 14h30 e das 14h45 às 15h45.

Também estiveram na aula inaugural o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; a coordenadora de Gestão Estratégica da Secretaria de Educação, Renata Priscila; a coordenadora de projetos da pasta, Sueli Stuchi; o vereador Artur Takayama; o diretor da escola, Marcos Oliveira; a supervisora da unidade, Marília Sant’Ana; a professora Solange Rinaldi; o maestro Gleberson Santana; e os instrutores de música Silas Soares Silva de Matos, Gabriel Beneton Almeida e Wagner Veronico.

Segundo o chefe da pasta, introduzir música na escola é uma forma de potencializar o aprendizado e descobrir novos talentos. “Uma das formas de introduzir de estimular o desenvolvimento dos alunos acontece por meio da música. Ter contato com instrumentos nesta idade é de grande serventia para o crescimento pedagógico deles, podendo estimular a descoberta de novas habilidades. Qualquer experiência musical promove uma maior capacidade e sensibilidade de observação, aprendizado, atenção e memória, competências que precisam de atenção nesta fase da vida”, disse Bassini.

De acordo com Ashiuchi, a realização do projeto é de extrema importância para o desenvolvimento social e cultural dos alunos. “Fiquei muito feliz em ver a disposição de meninos e meninas nesta nova etapa que se inicia. Tenho certeza de que será um projeto de sucesso, garantindo conhecimento, disciplina e inclusão. Em nome do secretário Leandro Bassini, do diretor Marcos Oliveira e do maestro Gleberson Santana, parabenizo o trabalho que vem sendo desenvolvido”, comentou.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui