Até sexta-feira (03/02), cerca de 600 profissionais das cozinhas de escolas municipais e creches subvencionadas participarão da primeira capacitação de 2023 do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Pela primeira vez, a formação une a teoria e a prática com o preparo de receitas. As atividades sobre o aproveitamento integral de alimentos acontecem no Laboratório de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas.
Os profissionais foram divididos em 10 grupos, que foram organizados ao longo da semana nos períodos da manhã e tarde. O encontro tem como tema “Aproveitamento integral dos alimentos – Impactos & benefícios”, destacando a questão da sustentabilidade e dando continuidade ao trabalho educacional realizado no ano passado com as hortas e composteiras.
A programação começou nesta segunda-feira (30/01) e nesta quarta-feira (01/02), os profissionais receberam a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. A formação é ministrada pela nutricionista Bruna Mariana Braga, responsável técnica do DAE, a nutricionista Ana Claudia Brigido da Rocha, a equipe de supervisoras da Alimentação Escolar e estagiárias do departamento.
A primeira parte da formação é teórica e a segunda é prática com o preparo e a degustação de três receitas: torta nutritiva, farofa rica e biscoito caseiro. Os preparos são feitos com o aproveitamento de itens oferecidos no cardápio da merenda escolar. “Nosso objetivo é que todos pensem nas gerações futuras. Vamos instrumentalizar quem está preparando o alimento a aproveitá-lo integralmente e replicar essa ideia para as escolas, os alunos e a comunidade em geral”, disse Bruna.
A formação inicia uma parceria do DAE com o Centro Universitário Braz Cubas, tanto para utilização dos espaços como no apoio à formação. Para a capacitação desta semana, participam a coordenadora do curso de graduação de Nutrição Daniela Cotrim, a professora Tatiana Santiago e a técnica do Laboratório de Nutrição e Dietética da Braz Cubas, Erica da Costa Aguiar Oliveira.
Os profissionais destacaram a importância da aula prática. “Tenho 18 anos de experiência e todo dia aprendo. Faz falta essa parte prática, principalmente para quem está começando. Acho que é bem importante”, disse Sueli Aparecida da Silva, do CEIM Arquiteto Aldemy Gomes de Oliveira, no Conjunto Residencial Cocuera. Para Vinicius Coelho da Silva, da EM Monteiro Lobato, na Ponte Grande, a formação também foi positiva. “Achei bem interessante ter essa experiência dentro da cozinha. As crianças precisam experimentar alimentos e preparações diferentes”, disse.
A coordenadora do curso de Nutrição da Braz Cubas comenta sobre os benefícios que a formação pode proporcionar aos alunos da rede pública: “a capacitação dos profissionais é de extrema importância, visto que eles estão diariamente como responsáveis do preparo dos alimentos nas escolas, com isso, ter um conhecimento de novas receitas saudáveis que se enquadram no cardápio dos alunos e colocá-las em prática, faz toda a diferença na alimentação das crianças. Estamos felizes em poder ajudar a Prefeitura e essas profissionais nessa capacitação”, afirma.