A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Irmãos Nogueira, criado pelos lutadores de MMA e artes marciais Rodrigo e Rogério Nogueira (conhecidos, respectivamente, como Minotauro e Minotouro), ofertará a partir da próxima segunda-feira (6) aulas de jiu-jitsu aos estudantes das escolas de tempo integral. O objetivo do projeto “Luta: Escola da Vida” é promover a democratização do acesso ao esporte.
Inicialmente, serão atendidas 890 crianças do 2° ao 5° ano na faixa etária de 7 a 10 anos. As aulas vão ocorrer duas vezes por semana e cada encontro terá uma hora de duração nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Vereador Augusto dos Santos, no bairro Estação, Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, no Jardim Itapuã, Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, na Vila São Carlos, e Village, no Parque Residencial Scaffidi. O projeto tem duração de um ano.
No período integral, os estudantes dispõem de quatro horas de aulas do currículo comum, que são as aulas regulares, e mais quatro horas de um currículo diversificado em que são aplicados projetos como esse de jiu-jitsu. “O esporte na educação proporciona formação disciplinar, coragem, determinação, respeito ao próximo e autocontrole. Queremos incluir cada vez mais o esporte como ferramenta de ensino nas unidades escolares”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.
Após o processo seletivo dos professores, o diretor do instituto, Renan Schineider, e o coordenador de metodologia, Warner Hammerle, estiveram no auditório da secretaria para aplicar o treinamento de metodologia junto ao Minotauro, que participou de forma remota, aos oito instrutores e oito monitores selecionados para o projeto. Foram quatro horas de estudos em que puderam dialogar sobre a importância do respeito, ética, autocontrole e outros valores da arte marcial em questão.
“É de extrema importância os investimentos e parcerias na implementação de projetos para a extensão de jornada, investindo em qualidade de vida e educação integral. Tenho certeza que esse projeto do Instituto Irmãos Nogueira vai render bons frutos para Itaquá”, acrescentou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
A metodologia das aulas aborda três domínios de conteúdo: o procedimental, ligado à formação esportiva e corporal, o conceitual, ligado à cognição e conhecimento de conteúdos pertencentes às lutas e artes marciais e, por fim, o domínio atitudinal, ligado a valores éticos e morais.
“Estamos muito felizes por essa parceria com a Educação, graças ao empenho de toda a secretaria e do prefeito. É importante que as crianças tenham o direito de sonhar e uma oportunidade através do projeto, que vai ser dentro da escola, pertinho da casa dele, onde ele vai poder frequentar. Isso é a realização de um sonho nosso também e agora estamos compartilhando esse sonho com vocês”, finalizou Minotouro.