DOENÇAS QUE GARANTEM ISENÇÃO DE IPVA; CONFIRA A LISTA!

0
650

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo esse um imposto cobrado todos os anos pelos governos estaduais. Porém, apesar de ser algo pago por todos aqueles que possuem automóveis, existem algumas exceções a essa regra.

Uma delas são algumas doenças que determinam a isenção do pagamento do IPVA. Então, para saber mais sobre as doenças que permitem a isenção, confira a seguir.

Doenças e deficiências que garantem isenção de IPVA

Para ter direito à isenção no pagamento do IPVA 2022, é preciso atender a alguns requisitos determinados pelo governo. Um deles é a isenção do IPVA para carros antigos, que varia entre 10 e 30 anos da data de fabricação do automóvel.

Outro é a isenção para pessoas com deficiência. Por fim, pessoas que tem doenças específicas também não pagam o tributo do IPVA 2022. No caso das doenças, fazem parte da isenção pessoas com:

artrite reumatoide;
AVC;
cardiopatia;
esclerose múltipla;
mastectomia;
Parkinson.
Como explicamos, casos de deficiências também garantem a isenção do valor. Neste caso, o Detran de cada estado garante o direito para pessoas com:

autismo;
deficiência auditiva;
deficiência visual com acuidade visual igual ou menor que 20/200;

encurtamento de membros e más formações;
nanismo.

Por fim, se você faz parte de algum dos grupos acima, e deseja dar entrada no benefício de isenção do IPVA 2022, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda do seu estado, e preencher o formulário na seção “Isenção e dispensa”.

Cada estado possui um site diferente, mas basta fazer a pesquisa como “Secretaria da Fazendo do estado X”, no Google, para encontrar o site. Com a solicitação de pedido de isenção, o resultado é divulgado após alguns dias.

Vale lembrar que, se você não tem desconto no IPVA 2022, a melhor opção é realizar o pagamento à vista, já que muitos estados costumam dar porcentagens de desconto neste caso. Outra opção é fazer o pagamento parcelado. Para saber mais, entre em contato com o Detran da sua cidade.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui