ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REALIZA TESTE DE ACEITABILIDADE DE ESPINAFRE EM ESCOLAS DE MOGI

0
183

Nos dias 17 e 24 de outubro, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação realizou o teste de aceitabilidade do espinafre. Preparado com ovos mexidos, o alimento foi apresentado aos alunos do CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum, no Jardim Santos Dumont e da EM Dr. Sérgio Benedito Fernandes de Almeida, no Conjunto Santo Ângelo. O objetivo é que a hortaliça seja incluída no cardápio no próximo ano letivo e seja adquirida por meio da agricultura familiar.

“O teste de aceitabilidade é o precursor de qualquer tipo de alimento que será inserido no cardápio. Temos que testar e aplicar nas escolas antes de oferecê-lo para toda a rede”, explicou a nutricionista do DAE, Bruna Mariana Braga. Neste ano, o departamento ampliou de 14 para 20 produtos da agricultura familiar que fazem parte do cardápio. Foram incluídos na nova chamada pública os produtos: goiaba, tangerina, caqui, batata doce e shimeji.

A avaliação das crianças foi positiva. “Eu achei gostoso. Meus amigos também gostaram, eu comi tudo”, disse Ágatha Lorena Aparecida de Jesus, 5 anos. Para aprovar ou não o alimento, os alunos colocavam carinhas verdes (positivo) e vermelho (negativo) em uma urna. Nycollas Bernardo Braga Sales, 6 anos, queria colocar três carinhas verdes. “Achei maravilhoso. Não tinha comido antes, gostei de tudo”, contou.

Direto da cozinha, a Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE), Maria Laulita Pinto, preparou a receita e observou a aceitação dos alunos. “Ficou bem saboroso. As crianças vieram repetir e algumas queriam comer só o espinafre”, contou. O preparo foi testado em duas escolas nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para traçar um panorama dos dois segmentos. A rede municipal atende mais de 47 mil alunos em 210 unidades escolares.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui