HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES; CONHEÇA HISTÓRIA E ORAÇÃO

0
178

Divulgação / Foto: Nossa Senhora da Piedade / Arquivo pessoal

O dia 15 de setembro é comemorado por religiosos por ser a data conhecida como o Dia de Nossa Senhora das Dores.

A santa é venerada pela Igreja Católica desde o século 13 e a sua popularidade chegou ao ponto de ser considerada padroeira de várias cidades dentro e fora do país.

No Brasil, a santa é padroeira de Minas Gerais —com o título de Nossa Senhora da Piedade.

Divulgação foto nossa senhora da Piedade, igreja no bairro do Taboão em Mogi das Cruzes, arquivo pessoal

Uma santa, vários títulos Como todas as “Nossas Senhoras”, Nossa Senhora das Dores refere-se a Maria, mãe de Jesus. Porém, diferentemente de outras “Nossas Senhoras” como Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Dores não traz nenhuma referência a um local específico.

“Assim como Jesus é conhecido como Messias, Cristo, Filho de Davi, isso também se dá com Maria. Os títulos revelam a riqueza da experiência dos cristãos ao longo dos séculos em torno da mãe de Jesus. São experiências, sejam geográficas ou teológicas. E aí, nesse sentido, todas as ‘Nossas Senhoras’ são a mesma pessoa, a mãe de Jesus”, explica Junior Vasconcelos do Amaral, padre e professor na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais ao portal UOL.

No caso de Nossa Senhora das Dores, ela é a representação de um momento específico. “É a representação de Maria encontrando com seu filho carregando a cruz. Quando ele é descido da cruz, a tradição diz que foi carregado no colo de Maria. E, depois, quando foi sepultado, ela ficou desolada”.

Por conta dos episódios envolvendo a crucificação, morte e sepultamento de Jesus, Nossa Senhora das Dores ganhou outros títulos.

Os principais seriam Nossa Senhora das Dores, em referência ao caminho da crucificação, Nossa Senhora da Piedade, quando Jesus foi colocado em seu colo, e Nossa Senhora da Soledade, quando Maria ficou em angustiante solidão durante o sepultamento de Jesus.

A devoção à Nossa Senhora das Dores vem de longe: os primeiros registros vêm da Alemanha, por volta do ano 1221. Posteriormente, por volta de 1239, a veneração à santa chegou à Itália. Fora do catolicismo, Nossa Senhora das Dores faz parte do sincretismo religioso das religiões de matriz afro-brasileira. Em determinadas regiões do Brasil, a santa é sincretizada no orixá Oxum.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Confira uma oração a Nossa Senhora das Dores: Ó Mãe de Jesus e nossa Mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do Vosso Filho.

Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão. Vós sois a Mãe das Dores. E continuais a sofrer as dores do Vosso povo, porque sois Mãe, companheira, peregrina e solidária.

Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade.

Permanecei conosco e dai-nos o Vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegria. Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das Dores, mas também a Senhora de todas as graças.

Amém”

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui