PRF GRAVA VIDEO DANDO DICAS AOS MOTORISTAS

0
340

Boas dicas sempre valem a pena e desta vez um instrutor da PRF explica sobre a durabilidade dos pneus e quando estes devem ser substituídos.

Ele dá dicas de segurança com relação ao tempo de uso dos pneus

Porque é importante checar os pneus de seu veículo?

Para que diminuam os riscos de acidentes, como por exemplo: estouros e também para aumentar o espaço necessário para frenagem, dentre outras.

Outra situação primordial tem a ver com a modificação da posição dos pneus ou a sua substituição, sendo necessário alinhar, balancear e verificar o estado das rodas.

A falta de balanceamento, além de causar desconforto ao dirigir, gera perda da estabilidade, perda de tração e desgaste dos pneus. Por isso, é um fator que não pode ser negligenciado.

Mas como identificar se um pneu apresenta algum tipo de desgaste?

Um instrutor da PRF dá dicas de segurança com relação aos pneus de veículos. Ele inicia o vídeo demonstrando os sulcos e marcações dos pneus.

Se em qualquer ponto dos pneus apresentarem algum tipo de desgaste, abaixo da banda de rodagem, os mesmos deverão ser substituídos.

Efetuar o Rodízio dos pneus – Esse procedimento compensa a diferença de desgaste dos pneus em todas as unidades, proporcionando, assim, mais durabilidade, eficiência e estabilidade.

Para a fabricante Bridgestone, não fazer rodízio de pneus pode gerar problemas, como o desgaste e durabilidade prematuros.

Porém algumas montadoras são reativas a esse tipo de procedimento, como a BMW e a Renault.

A BMW comenta que devido à diferença existente entre os pneus dianteiros e traseiros dos veículos por ela produzidos, o procedimento de troca não surtirá o efeito desejado.

A Renault, por sua vez, considera que é mais vantajoso e seguro, substituir os pneus quando comprometidos. No entanto, ela também recomenda uma espécie de rodízio, ao indicar que os pneus traseiros sejam colocados na parte dianteira e os novos sejam colocados na parte traseira.

Porém somente realizar o rodízio dos pneus não basta. Devem ser verificadas outras situações fundamentais, como: alinhar, balancear, verificar a pressão indicada pelo fabricante, checar as condições das válvulas de ar e se as rodas tem amassados ou trincas.

Fonte: Redação – Brasil do Trecho / Informações: Doutor Multas

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui