Veja algumas dicas de como receber o auxílio caminhoneiro e o calendário previsto de pagamento de cada parcela.
Siga a orientação abaixo pelo site indicado e confira pelo RNTRC e o CPF
O Governo Federal determinou que para ter direito ao benefício do auxílio caminhoneiro é preciso estar cadastrado na ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Porém, além disso, como regra o profissional precisa estar registrado na ANTT até o dia 31 de maio de 2022. Logo, aqueles que não se enquadrarem nessas condições, não terão direito de receber o auxílio caminhoneiro.
Caso alguns motoristas não tenham certeza se estão cadastrados ou não nessa lista de pagamentos é possível consultar, sem sair de casa, acessando o site:
https://consultapublica.antt.gov.br/Site/ConsultaRNTRC.aspx/ConsultaPublica/
…devendo inserir o número do RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (que é um registro obrigatório dentro da ANTT) mais o CPF, para checar às informações, clicando em seguida em “não sou robô”.
Em teoria, todos os caminhoneiros autônomos que trabalham com TAC (Transporte Autônomo de Cargas) já possuem um perfil ativo.
Além dessa opção, é possível checar a situação cadastral do motorista através da localidade ou por veículo.
Nota: ainda que o trabalhador esteja na lista é necessário esperar também o processo de seleção do Ministério da Infraestrutura.
Portanto, de acordo com o Governo Federal, estima-se que pouco mais de 900 mil caminhoneiros serão inseridos no programa.
O benefício mensal de R$ 1.000 é para os caminhoneiros autônomos!
O pagamento está previsto para iniciar em 05 de agosto e provavelmente, neste primeiro mês, terá duas parcelas, pois estão sendo consideradas seis parcelas na PEC – Proposta de Emenda à Constituição, dos combustíveis.
Segue o calendário previsto de pagamentos:
1° parcela: 9 de agosto.
2° parcela: 9 de agosto.
3° parcela: 24 de setembro.
4° parcela: 22 de outubro.
5° parcela: 26 de novembro.
6° parcela: 17 de dezembro.