O Estado de SP apresentou, nesta quarta-feira (29), a Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil, uma iniciativa do Programa SP+Consórcios, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Trata-se de um triturador de entulhos para usina de reciclagem de material de construção, que resolve o problema de espaço com resíduos de construção. Durante o evento, foi entregue um triturador de um total de 27 que serão destinados aos consórcios de municípios que já fizeram adesão à iniciativa, num total de mais de R$ 86 milhões investidos pelo Estado para aquisição dos equipamentos.
“São Paulo fez o certo nesses últimos anos difíceis de pandemia e está colhendo os frutos dessas escolhas, que permitem que façamos tanto em benefício dos municípios como a entrega desses trituradores de entulho que serão de grande ajuda para reduzir resíduos”, afirmou o governador.
A Usina Móvel de Resíduos é composta por um caminhão tipo cavalo mecânico conjugado a um equipamento móvel de reciclagem de resíduos de construção civil com capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas por hora. O valor investido pelo Estado no equipamento é de R$ 3,2 milhões por unidade. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente é a responsável pela aquisição dos equipamentos, por meio de pregão público eletrônico.
“O equipamento permite que os municípios solucionem essa questão em conjunto, com o rodízio do equipamento e a solução dos entulhos nas cidades,” explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.
A contrapartida dos municípios contemplados com a usina é utilizar a carreta, cujas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos da rede local.
SP+Consórcios
O Programa SP+Consórcios é um plano inédito lançado em 2021 pelo Governo do Estado para estimular a atividade consorciada em diversas frentes em prol do desenvolvimento regional. Os principais eixos da iniciativa são convergentes com a agenda de gestores públicos, como: formação e consolidação de consórcios multifinalitários, desburocratização, fortalecimento de lideranças para o desenvolvimento da região, compras públicas consorciadas, inovação, inclusão produtiva, sistema de inspeção municipal, entre outros.
Os principais benefícios da iniciativa são potencializar o desenvolvimento regional mediante o fortalecimento dos consórcios intermunicipais, com inovação da gestão pública para atender melhor a população, estimular ambiente propício aos negócios e o empreendedorismo e, em especial, ampliar a participação institucional dos consórcios na gestão estadual.
O Programa SP+Consórcios estimula a união de prefeituras na atividade consorciada pelo crescimento econômico. Atualmente, 570 municípios paulistas participam de algum tipo de consórcio, sendo que o programa visa torná-los 100% multifinalitários, para ampliar o acesso às políticas públicas de Estado e fortalecer as regiões paulistas.