Alunos da rede municipal de ensino começaram nesta segunda-feira (30/05) uma parceria inédita entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, e o Serviço Social da Indústria (SESI). Estudantes da Vila Moraes e Vila Natal irão participar de aulas de robótica educacional no SESI, referência no uso da robótica na educação.
As atividades na unidade Braz Cubas do SESI são destinadas a estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes, e Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal. As unidades escolares fazem parte do programa Escola de Tempo Integral da Secretaria de Educação e as atividades com robótica serão feitas no contraturno das aulas regulares nos períodos da manhã e tarde.
As escolas deram o primeiro passo no projeto no início deste mês com uma formação na Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI). As equipes gestoras conheceram os princípios de um fablab no ambiente educacional e o escopo de projetos. Os profissionais também participaram de uma vivência com o equipamento Microbit, que será utilizado com os alunos das escolas municipais.
Nesta segunda-feira (30/05), a primeira aula foi sobre dados com alunos do 4º e 5º ano da EM Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes. “É uma parceria inédita e um grande ganho para a Educação da nossa cidade e o futuro das nossas crianças. Os alunos terão aulas com um sistema de referência internacional em robótica educacional”, disse o prefeito Caio Cunha, que acompanhou o primeiro dia de atividades dos estudantes. Os alunos estavam animados. “O meu sonho é aprender programação e criar alguma coisa”, contou Guilherme Henrique Freitas de Aguiar, 9 anos, aluno do 4º ano.
O SESI, parceiro da entidade americana FIRST e operador oficial de torneios de robótica, fomenta a prática na própria rede de escolas e em outras instituições de ensino, públicas e privadas. A metodologia utilizada na robótica educacional foi idealizada para permitir aos alunos construir o próprio pensamento e conhecimento, por meio de ferramentas computacionais e também estimular o trabalho em equipe, a pesquisa e a inovação.
Participaram da aula inaugural a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, a secretária de Educação Patricia Helen Gomes dos Santos, a adjunta da Pasta, Andréa Souza e representantes do SESI. Além da importância na área da Educação, Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte. Em abril, a cidade recebeu Campeonato de Robótica RSM Challenge, que reuniu cerca de 550 competidores, de oito países.