Aproveitar a comodidade que o delivery proporciona é apenas um dos motivos que levam o consumidor a utilizar o serviço, de acordo com o Procon de Itaquaquecetuba. Isso ocorre levando em consideração o preço do produto, a quantidade e a qualidade, mas há outro fator que tem pesado nos pedidos dos clientes: o consumo mínimo.
Por lei, é proibida a cobrança de valor mínimo para compras em aplicativos e sites dos serviços de delivery, por isso o Procon recomenda que ao se deparar com essa situação, o órgão deve ser acionado, pois trata-se de uma prática abusiva.
“Sabemos que está difícil para todos por conta da economia retraída, mas não podemos deixar que abusem de práticas na hora do consumidor comprar alimentos. Vamos fiscalizar e, se preciso for, autuaremos”, disse o diretor do Procon, Heitor Bera.
Para o secretário de Governo, Marcello Barbosa, o momento de efetuar o pedido pelo aplicativo deve ser de cautela. “A gente pede que o consumidor esteja atento durante o pedido e o pagamento. Qualquer dúvida deve ser questionada e se ele não for atendido, o Procon está à postos para ajudar.”
O consumidor pode procurar pelo atendimento na rua Dom Thomaz Frey, 89, na região central. O telefone é o 4642-2005 e o atendimento é feito das 9h às 16h. “Não vamos aceitar que as pessoas sejam lesadas . Queremos respeito e que o procedimento correto seja cumprido sempre”, pontuou o prefeito Eduardo Boigues.