Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece no próximo sábado (8) o 6º Encontro de Radioamadores de Santa Isabel (ERASI). A organização é de um grupo de radioamadores locais, que preparou uma exposição sobre o tema, inclusive com a montagem de uma estação de radioamador, na Praça Fernando Lopes, na região central.
O evento integra a programação oficial das comemorações do aniversário de 191 anos da emancipação político-administrativa da cidade. De acordo com o radioamador Edimar Rodrigues, um dos organizadores do 6º ERASI, cerca de 300 pessoas, entre radioamadores, operadores da faixa cidadão, radioescutas e simpatizantes vindos de todo o Estado de São Paulo, devem participar.
“Mesmo com o avanço das tecnologias, o rádio ainda é muito importante. Tanto que a Polícia Militar usa, os Bombeiros usam e até a Nasa usa o rádio, que continua sendo um dos meios de comunicação mais importantes”, explicou Edimar PY2DMX.
Tanto a exposição, quanto a estação estarão abertas ao público durante todo o sábado. No evento também haverá uma feira, em que os radioamadores poderão comprar e trocar equipamentos.
O 6º ERASI também será beneficente, uma vez que, para participar, os radioamadores devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo Social de Solidariedade do município.
RESISTINDO AOS TEMPOS MODERNOS
No mundo moderno, em que a comunicação é instantânea, por meio da internet, telefone celular, satélites e redes mundiais de televisão, pode parecer estranho falar em radioamadorismo. Mas, mesmo nos tempos atuais, todos os dias, milhões de radioamadores continuam se comunicando em todo o mundo, formando uma grande rede mundial de amigos.
Por definição, o Radioamador é aquela pessoa que por hobby usa uma estação de radioamador para comunicação sem fins comerciais com outras pessoas que compartilham a mesma atividade. Dependendo do equipamento usado, essa comunicação poderá ser no seu próprio quarteirão ou intercontinental, ou ainda com algum radioamador-astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional.
A comunicação entre os radioamadores pode ser feita por voz, por meios digitais, usando-se um computador conectado ao rádio. Muitos radioamadores ainda preferem usar o meio mais antigo de comunicação sem fio: o código Morse, ou telegrafia.
SANTA ISABEL
O radioamadorismo é uma atividade com vários adeptos em Santa Isabel desde a década de 80. O primeiro grupo de rádio do município foi o GPI (Grupo PX Isabelense). Na década de 90, todos os operadores da faixa local colocaram um rádio junto à Polícia Militar no canal 9 para chamadas de ocorrências.
Na edição 2022 do ERASI, no ano passado, Edimar PY2DMX, e outros dois organizadores do Erasi, Dario PU2PNY e Beto PU2OJI, além de Rogério Barbosa (chorão), e Luiz (Tec. Eletrônica) se reuniram para celebrar um marco importante para o radioamadorismo nacional e de Santa Isabel.
Uma placa de trânsito, expondo a frequência do sinal de rádio da cidade foi instalada na entrada da cidade, próximo ao portal de entrada. A sinalização destaca o papel fundamental dos radioamadores na comunicação de emergência, auxiliando em situações de desastres naturais, eventos especiais e na troca de informações essenciais em momentos críticos.
O ato repercutiu por todo o território nacional, levando o nome do radioamadorismo de Santa Isabel e da cidade.
PREFEITO
Para o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, a realização do 6º ERASI vem abrilhantar ainda mais as comemorações do aniversário da cidade e ressaltar a importância do radioamadorismo local:
“Mesmo diante de todo o aparato tecnológico, da comunicação em tempo real, é interessante saber que há ainda homens e mulheres envolvidos no radioamadorismo, essa ferramenta tradicional tão importante. Os radioamadores de Santa Isabel estão de parabéns pelo evento e espero que os visitantes se sintam muito bem em nossa cidade”, finaliza Dr. Carlos.