1ª MULHER A COMANDAR A PREFEITURA DE SUZANO RECEBE MEDALHA NA CÂMARA

0
136

Viviane Galvão de Oliveira, a primeira e única mulher que comandou a Prefeitura de Suzano até os dias de hoje, recebeu na sexta-feira passada (28) a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni”. O projeto de decreto legislativo é de autoria da Mesa Diretiva da Casa de Leis, que atendeu à indicação do vereador Artur Takayama (PL).

Participaram da solenidade: os vereadores Adilson de Lima Franco, o Horse (União); José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira; João Batista de Azevedo (PRD), o João Sabugo; Benedito dos Santos Moraes (MDB), o Inhame; Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro; o vice-prefeito de Suzano, Said Raful (PSD); a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Silmara Marcelino; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita; a advogada responsável pelo Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fernanda Verasto; a advogada representando o Rotary Club Satélite de Suzano Baruel, Celina dos Santos Silva; e a ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, além de vários secretários municipais e outras autoridades.

Em seu discurso, Takayama ressaltou que a homenageada “nunca quis ser coadjuvante”, e que ela sempre fez questão de trabalhar e desenvolver ações sociais e educativas. “Viviane, o seu legado está vivo. Está nas crianças que enxergaram melhor porque um dia receberam óculos do Projeto Boa Visão. Está nos jovens que conquistaram o primeiro emprego graças à formação que você possibilitou. Está nas mulheres que se inspiram na sua trajetória para saber que, sim, elas podem, elas devem e elas vão ocupar o espaço que quiserem”, disse. “Que a sua história continue sendo contada e que as próximas gerações saibam que, em Suzano, houve uma mulher que não aceitou ser apenas uma espectadora dos acontecimentos”, afirmou.

Viviane fez um relato de sua vida profissional, que começou como professora; da sua vida pública, após o casamento com o ex-prefeito de Suzano e ex-deputado federal e estadual, Estevam Galvão de Oliviera (falecido em junho do ano passado); e sobre sua atuação como vice-prefeita e prefeita interina da cidade. Ela também falou sobre a honra de receber a medalha que leva o nome da primeira vereadora da cidade. “Uma medalha que eu nunca vou esquecer, porque, assim como o meu cargo de vice-prefeita, me leva à posteridade”, disse.

Medalha

A honraria foi instituída em 2019 pelo Legislativo, para ser concedida, sempre no mês de março, a uma mulher da cidade destacada por suas ações, trabalhos ou atividades desenvolvidas em prol da sociedade.

Após ter sido primeira-dama de Suzano por quatro mandatos, Viviane candidatou-se a vice-prefeita e foi a primeira mulher a ocupar o cargo em Suzano, tendo como prefeito Paulo Fumio Tokuzumi, na gestão de 2013 a 2016. Na gestão, presidiu o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais da Prefeitura de Suzano (Saspe).

De 2013 a 2016, instalou no edifício Jorge Romanos um instituto de qualificação profissional, com oficinas e cursos variados; implantou um centro de música e atividades de lazer e esportivas para a terceira idade; produziu espetáculos teatrais, exposições artísticas e workshops de incentivo à cultura e diversidade social; reativou o Programa da Boa Visão em caráter anual; e culminou com a participação histórica na Olimpíada Rio 2016, na passagem da Tocha Olímpica pela cidade de Suzano, evento que envolveu atletas consagrados, amadores e população num circuito pela área central de Suzano.

Além de ter sido a primeira mulher vice-prefeita, Viviane foi a primeira mulher a sentar na cadeira de prefeito de Suzano, assumindo o governo municipal em cinco períodos por licença do titular.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui