Será realizada neste fim de semana a 1ª Mostra de Cinema Regional de Guararema, organizada pela Produtora FW Filmes com recursos do edital municipal da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Guararema. Entre sexta-feira (8) e sábado (9) serão exibidos, gratuitamente, quatro curtas e quatro longas-metragens da região, com direito a bate-papo com produtores e classificação indicativa livre.
Na sexta-feira (8), as atividades serão realizadas no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello a partir das 19h30, começando pela exibição de ‘Barquinho’, curta de Pindamonhangaba que fala da infância e mostra a “nostalgia da casa dos avós, a estranheza da morte, o vazio da ausência e da saudade” pelos olhos de Antônio, curioso menino de sete anos que tem medo de crescer. Logo na sequência haverá bate-papo com Cris Val, produtora deste filme.
Já às 20h15 o público poderá assistir ao longa ‘Pra Sempre’, produzido em Guararema, que conta a história de seis grupos de amigos que vivem mistérios e momentos importantes, explorando relações familiares e amizades com muito humor e suspense. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.
No sábado (9) as atividades da 1ª Mostra de Cinema Regional de Guararema serão realizadas na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” e a programação começa mais cedo, às 11 horas.
O primeiro filme será o curta ‘Narrar Para Encantar’, de Jacareí, com o fato de que “no meio do caos em que estamos vivendo e sendo estimulados a ficarmos conectados em tantas telas, a arte de contas histórias nos traz de volta à importância do parar, ouvir e escutar”.
Logo na sequência, às 11h30, tem ‘Ligação Direta em: Vírginia Woolf 1’, de Guararema, com a adolescência e aprendizados sobre amizade, amor e conexões dos estudantes do colégio Virgínia Woolf.
E às 14 horas será tempo de assistir ‘Cidade Natureza: O Filme’, feito em Arujá, sobre a história do pintor Jaime, que após perder a esposa, entra em grande bloqueio criativo por conta do luto que se materializa em uma bizarra criatura. Haverá bate-papo com Lucca Caroli, diretor deste filme.
Às 14h30 o público vai poder acompanhar os desfechos adolescentes em ‘Ligação Direta em: Vírgina Woolf 2’. Já às 17h ocorrerá o Papo-Aberto, um fórum dedicado a discutir políticas culturais e do audiovisual.
Às 20 horas tem ‘Cama Rainha’, de Taubaté, que apresenta narrativa sobre um “amor com começo e fim”. A história vem “dos diários pandêmicos de Dani Costa Russo, onde o amor é a linha condutora da mulher contemporânea”. Será realizado bate-papo com a produtora deste filme, Karola Lobo.
E para encerrar a programação, às 20h30 a sessão é com ‘Des-Igualdade: O Filme’, de Guararema, que traz a trajetória de Julio, menino negro de classe baixa que consegue realizar o sonho de estudar no colégio Albuquerque, uma das melhores escolas particulares da cidade.
Mais informações sobre a 1ª Mostra de Cinema Regional de Guararema estão disponíveis nas redes sociais da empresa organizadora, Produtora FW Filmes.